Hoje vi um documentário sobre o "Ônibus 174".
Ainda não estou com o texto formado.
Mas quando estiver vou escrevê-lo aqui.
Já deixo vocês com água na boca com o título: "Por que Brincar de Deus?".
Achei profundo.
Achei bizarro.
Achei catastrófico.
Achei um horror.
Como deixamos que isso aconteça em nosso país e simplesmente baixamos a cabeça pros piores acontecimentos?
Tá tudo perdido por nossa causa.
Somos nós os reais culpados de tudo que acontece. Da diferença social que existe e que não é de hoje. Sim, ela existe no mundo inteiro, mas aqui é covardia.
Quem tem, tem muito, aos horrores. Quem não tem, morre não tendo. Mata, rouba, seqüestra, briga, se droga. Tudo isso por único propósito: mostrar ao país que eles estão ali. Não é um triste conto de fadas. É a realidade, pode não ser a nossa, mas é deles. Se não olharmos pra isso agora, nunca mais olharemos. E infelizmente as chacinas irão continuar. Essas coisas acontecem porque o passado os persegue. A violência cresce nos olhos dessas crianças, que tornam-se adultos impagáveis, "comerciantes do tráfico", seqüestradores, bandidos. E tudo porque a sociedade impôs assim. Quem é pobre, favelado, não tem vez no mundo. E ponto final.
Onde deveríamos colocar dois pontos, colocamos um ponto final e esquecemos as frases ditas.
Reclamamos da violência, das mortes sem sentido, dos acontecimentos catastróficos, tiros, balas perdidas, comando de tráficos, mas pelo amor de Deus, alguém já se colocou no lugar dessas pessoas? Já parou pra pensar o que elas passaram pra estarem na situação em que se encontram agora? Não. Simplesmente taxaram a pessoa e pronto. Ridículo.
Se procuram tanto a democracia, por que raios não as colocam no lugar que deveriam estar?
E nem vou comentar da polícia. Que neste caso, torna-se muitas vezes, pior do que os traficantes. Confiança ZERO. O que deveria ser nossa lei, nossa "arma" contra os crimes que acontecem, acaba tornando-se o foco pros tiroteios. Eles SABEM o que fazem, e mesmo assim nos fazem acreditar menos e cada dia menos neles.
Tenho vergonha da polícia do nosso país.
Estou totalmente "violentada" com o que eu vi hoje.
E o que mais me machuca é saber que isso não acaba por aí. Que da onde vem uma história é porque tem bem piores atrás e o que vem pela frente pode ser até pior do que ocorreu agora.
Ouçam o grito desesperado de socorro dessas pessoas.
Se eu pudesse, ajudaria essas crianças, que nada fizeram para estarem onde estão no momento.
Quem sabe eu ainda consiga ajudá-los.
E tenho dito.
Lile
Um comentário:
eu penso nisso todos os dias, vi trechos desse documentário, vi tantas matérias, leio, vivi essas violências em versões um pouco mais amenas, porém nada sutis, nem tão pouco agradáveis. Meus traumas, medos, insegurança, meu pânico, que até vc presenciou, vem disso, desse medo, desse caos, me sinto presa e sufocada, tenho medo, o tempo todo!! menos aqui, mas aqui não é pra mim... e voltar, e enfrentar tudo me assusta!!
Postar um comentário